ALUNA DE DOUTORADO DO PPGEA É AGRACIADA COM PRÊMIO DE DISTINÇÃO PELO TRABALHO APRESENTADO NA SALA TEMÁTICA COM EIXO “Águas” NA CATEGORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO NA 30ª JORNADAS DE JÓVENES INVESTIGADORES

20/10/2023 15:18

A doutoranda Jéssica Aurora Bernardo, aluna do PPGEA, foi selecionada pela Universidade Federal de Santa Catarina para participar da 30ª Jornadas de Jovenes Investigadores da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), que ocorreu de 11 a 13 de outubro de 2023, com o tema “Investigação Cientifica e Tecnologia para Desenvolvimento Sustentável”, sediada na Universidade Nacional de Asunción (UNA), em Asunción no Paraguai.
Na ocasião, a aluna, que atualmente cursa doutorado na área de hidrologia e hidráulica aplicada, apresentou o trabalho intitulado “ANÁLISE DA ACURÁCIA DO PRODUTO CHIRPS NA ESTIMATIVA DE PRECIPITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC”, desenvolvido no LAUTEC sob a orientação da Professora Dra. Alexandra Rodrigues Finotti e coorientação da Professora Dra. Patricia Kazue Uda, sendo agraciada com o PRÊMIO DE DISTINÇÃO pelo trabalho apresentado na categoria de Pós-Graduação.
Jéssica conta que esta foi a sua primeira experiência em um evento e também sua primeira vez fora do Brasil, ressaltando a importância deste tipo de iniciativa e seus subsídios para a construção de sua carreira acadêmica, destacando o valor de iniciativas como essas para pessoas negras e de baixa renda. Além disso, também diz sobre a significante experiência de apresentar seu trabalho em uma instituição internacional e a possibilidade de interação com estudantes da Bolívia, Chile, Uruguai, Argentina e de diversas instituições brasileiras. O evento também oportunizou que Jéssica conhecesse professores da sua área de pesquisa, bem como os laboratórios das áreas de hidrologia e tratamento de água da Universidad Nacional de Asunción.