Matrícula de alunos regulares

A matrícula dos alunos regulares — no caso, aqueles que já possuem vínculo ativo com o programa — deverá ser realizada trimestralmente, via Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação – CAPG.

Importante pontuar que todos os alunos devem realizar a matrícula, com exceção daqueles que estão em período de trancamento.

O quadro de horários referente às disciplinas de cada trimestre será disponibilizado na página do programa — na coluna da esquerda, no menu “O Programa”, subitem “Disciplinas”.

O cronograma de matrículas também será disponibilizado na página do programa — na coluna da esquerda, no menu “Vida Acadêmica”, subitem “Calendário”.

Importante pontuar que é necessário se ater às datas programadas, uma vez que a secretaria não realizará quaisquer ajustes de matrícula fora dos prazos referidos.

Todos os discentes que tenham completado o número mínimo de créditos exigido, bem como não tenham interesse em cursar outras disciplinas, deverão efetivar a matrícula em “ENS410076 – Dissertação” ou “ENS510029 – Tese”, a depender do nível de ingresso na pós-graduação. Informamos que, para esses estudantes, a matrícula somente será validada mediante apresentação do parecer de produtividade correspondente. 

O modelo a ser preenchido para o parecer de produtividade pode ser encontrado na página do programa — na coluna da esquerda, no menu “Vida Acadêmica”, subitem “Parecer de Produtividade”.

No mais, deve ser assinado pelo(a) respectivo(a) orientador(a) e submetido à secretaria via e-mail, sob o seguinte assunto “Parecer de produtividade – Nome e sobrenome do discente: ano.trimestre” (editar as informações do assunto de acordo com as próprias circunstâncias).

Em caso de disciplinas concentradas, o cancelamento pode ser requerido até o segundo dia do início das aulas correspondentes.

De acordo com o artigo 55 da Resolução Normativa Nº 154/CUn/2021, o(a) estudante terá sua matrícula automaticamente cancelada e será desligado do programa de Pós-Graduação nas seguintes situações:

I – quando deixar de matricular-se por dois períodos consecutivos, sem estar em regime de trancamento;

II – caso seja reprovado em duas disciplinas;

III – se for reprovado no exame de dissertação ou tese; ou

IV – quando esgotar o prazo máximo para a conclusão do curso

Para ajustes de matrícula dentro do cronograma previsto, é necessário enviar um e-mail para a secretaria, através do endereço: ppgea@contato.ufsc.br.