Docentes

CREDENCIAMENTO – 2023/2024


DOCENTES PERMANENTES


Adilson Pinheiro

Linhas de pesquisa: Hidrologia, Hidrodinâmica e Recursos Hídricos.

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), mestre em recursos hídricos e saneamento pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutor em Física e Química Ambiental pelo Institut National Polytechnique de Toulouse (1995). Pós-doutorado no Institut de Mécaniques de Fluides de Toulouse (1996) e Cemagref (2006). Professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, responsável pelas disciplinas modelagem da qualidade das águas e hidrogeologia. Foi professor da Universidade Regional de Blumenau (1986-2023), nos cursos de Engenharia Civil, mestrado e doutorado em Engenharia Ambiental. Foi diretor de publicação (gestão 2014-2015) e presidente (gestão 2018-2019) da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. É editor chefe da RBRH Revista Brasileira de Recursos Hídricos e da REGA Revista de Gestão da Água da América Latina. É bolsista de produtividade de pesquisa 1C do CNPq, membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Santa Cataria. Atua nas áreas de hidrologia e recursos hídricos, com destaque para o estudo do transporte de poluentes em bacias hidrográficas, modelização hidrológica e Governança da Água.

Contato: adilson.pinheiro@ufsc.br  |

Alexandra Rodrigues Finotti.

Linhas de pesquisa: Hidrologia, Hidrodinâmica e Recursos Hídricos.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (1995), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Fez pós-doutorado no INSA de Lyon (2006) no LEESU da Ècole Nationale des Ponts et Chaussées em Paris (em 2014 e em 2021) na área de drenagem urbana sustentável e técnicas compensatórias. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência em Engenharia Sanitária e Ambiental tanto na área tecnológica quanto na gestão ambiental. Na área tecnológica atua em recursos hídricos especialmente drenagem urbana sustentágem, contaminação de águas subterrâneas e monitoramento. Na área de gestão ambiental atua em avaliação de risco ambiental (RBCA) aplicada a contaminações subterrâneas, análise de ciclo de vida e na aplicação de ferramentas de avaliação de impactos ambientais.

Contato: alexandra.finotti@ufsc.br  |  (48) 3721-4997

Armando Borges de Castilhos Junior.

Linhas de pesquisa: Saneamento Ambiental, Controle da Poluição e Toxicologia Ambiental.

Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983). Doutorado em Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais no Institut National des Sciences Appliquèes de Lyon, França (1988). Realizou Pós-Doutorado na University of Califórnia, Davis, Biomass Laboratory (2012) e Professor Visitante Senior no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, 2021 (Bolsa PRINT/CAPES). Coordenou a Rede Regional Sul da Rede Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Básico-ReCESA. Coordenou a Rede Nacional de Pesquisas em Resíduos Sólidos do Programa de Pesquisas em Saneamento Básico da FINEP/PROSAB durante 04 anos. Foi coordenador de projetos de cooperação internacional com a França (CAPES/COFECUB) durante 04 anos e com a República de Camarões (PROAFRICA/CNPq). Coordenou o projeto CAPES/COFECUB Redução de Emissões de Gases a Efeito Estufa em Unidades de Tratamento de Resíduos Sólidos (88881.142977/2017-01) e, pela UFSC, o Projeto BRAFITEC A licença social de operação e o engenheiro humanista: O caminho certo para o século XXI. Coordenador do curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC (1994 – 1996). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFSC (2002 – 2004) e Subcoordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental (2016 – 2018). Foi Chefe e Sub-Chefe do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC (2010 – 2011). Professor do Ensino do Magistério Superior do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (1992 – atual). Professor Titular (2015). É supervisor do Laboratório de Pesquisas em Resíduos Sólidos – LARESO. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Resíduos Sólidos, Urbanos, Agrícolas e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento, Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos, Industriais e Agrícolas.

Contato: armando.borges@ufsc.br  |   (48) 3721-7097

Bruno Segalla Pizzolatti.

Linhas de pesquisa: Tratamento de Águas, Hidráulica Aplicada e Sistemas de Água e Esgotos.

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), mestrado (2010) e doutorado (2014) em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) atuando em pesquisa principalmente nos seguintes temas: tratamento de água de abastecimento; tratamento simplificado para o meio rural e tecnologias de potabilização para residências isoladas; filtração lenta retrolavável; filtração em margem. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina, lotado no departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Onde atua nas áreas de hidráulica; hidráulica aplicada a sistemas e tratamento de água de abastecimento; e operações unitárias de tratamento de água de abastecimento.

Contato: bruno.segalla@ufsc.br

Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto.

Linhas de pesquisa: Governança, Gestão e Avaliação de Impacto Ambiental; Saneamento Ambiental, Controle da Poluição e Toxicologia Ambiental.

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestrado e Doutorado em Engenharia Ambiental pela UFSC. Doutorado sanduíche realizado na Universitè Victor Segalen- Bordeaux/França. Pós-doutorado na França pesquisando sobre mutagenicidade ambiental. Professora Associada III do Departamento de Engenharias da Mobilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Avaliação de Impactos Ambientais, Perícia Ambiental e Valoração de Dano Ambiental. Professora do quadro permanente no Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e do Mestrado Profissional em Perícias Criminais Ambientais da UFSC. Foi Diretora do Campus da UFSC em Joinville e Diretora do Centro Tecnológico de Joinville de maio de 2014 a dezembro de 2020. Foi Vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina de abril de 2021 a julho de 2022.

Contato: catia.carvalho@ufsc.br  |  (47) 3425-3472

Flávio Rubens Lapolli.

Linhas de pesquisa: Tratamento de Efluentes e Recuperação de Recursos.

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1976. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976). Entre 1980 e 1999 exerceu atividades de Engenharia junto a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN de Santa Catarina. Paralelamente, na UFSC professor com atividades de ensino nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura na área de Saneamento Ambiental, Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1998) com “Sandwich” – Universite de Montpellier II (Scien. et Tech Du Languedoc) (1997). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Pesquisador do CNPq desde agosto/2003. Sócio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Santa Catarina. Em dezembro de 2008 foi eleito para exercer a função de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando como representante junto a Câmara de Pós-Graduação e Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina até dezembro de 2012. A partir de 30 de novembro de 2013, chefe do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC por um período de 02 anos. Reeleito em 09/11/2015 para Chefe do Departamento por um período de mais 02 anos. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias, atuando principalmente nos seguintes temas: desinfecção, lagoas de estabilização, esgoto sanitário, membranas (um dos pioneiros na pesquisa de membranas aplicadas ao tratamento de águas no Brasil) e nas tecnologias avançadas de tratamento voltadas para o tratamento e reuso de águas.

Contato: f.lapolli@ufsc.br  |  (48) 3721-7744

Leonardo Hoinaski.

Linhas de pesquisa: Saneamento Ambiental, Controle da Poluição e Toxicologia Ambiental.

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), mestre e doutor em engenharia ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de ciências atmosféricas e análise de dados. Fez mestrado utilizando técnicas estatísticas para identificar fontes de emissão de poluentes atmosféricos. O doutorado teve como temática o desenvolvimento de parametrização de coeficientes de dispersão lateral em modelos de qualidade do ar. Atua principalmente nos seguintes temas: modelagem de dispersão de poluentes, modelagem meteorológica, monitoramento da qualidade do ar, modelagem estatística, análise de dados. Atualmente é Professor adjunto do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC e supervisor do Laboratório de Controle da Qualidade do Ar (LCQAr).

Contato:  leonardo.hoinaski@ufsc.br  |  (48) 3721-4993

Maria Elisa Magri.

Linhas de pesquisa: Tratamento de Efluentes e Recuperação de Recursos.

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2006), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Engenharia Ambiental pela mesma instituição com estágio de doutorado sanduíche na Swedish University of Agricultural Sciences SLU, Suécia. Pós-doutorado em Biotecnologia e Biociências (2013-2014), e pós-doutorado em Engenharia Ambiental (2016). Já atuou no ensino de graduação e pós-graduação como Professora adjunta da Universidade Federal de Lavras UFLA (MG), e atualmente é professora adjunta do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. Atua em pesquisa nos programas de pós-graduação em Engenharia Ambiental PPGEA, e em Biotecnologia e Biociências PPGBTC, UFSC. É lider do Grupo RReSSa – Recuperação de Recursos em Sistemas de Saneamento. Área e Linhas de pesquisa: saneamento básico e ambiental e saúde pública, abordando especificamente o saneamento focado na recuperação de recursos – separação de efluentes; tecnologias de tratamento, higienização e aproveitamento de fezes e urina humanas, águas cinzas, lodo de esgoto e dejetos de animais, com foco na produção de biofertilizantes; microbiologia aplicada ao saneamento com o estudo de modelagem e cinética de inativação de microorganismos patogênicos e avaliação quantitativa de risco microbiológico.

Contato: maria.magri@ufsc.br  |  (48) 3721-7736

Maria Eliza Nagel Hassemer.

Linhas de pesquisa: Tratamento de Efluentes e Recuperação de Recursos.

Professora Associada do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental – UFSC. Possui graduação em Engenharia Sanitária pela UFSC (1983), mestrado em Engenharia Ambiental pela UFSC (2000), doutorado em Engenharia Ambiental pela UFSC (2006), com parte realizada na Universidade do Minho, Portugal e pós-doutorados pela UFSC (2008 e 2012). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Técnicas Convencionais e Avançadas de Tratamento de Água, Efluentes Domésticos e Industriais, e na Gestão Ambiental com ênfase na Produção Mais Limpa. Faz parte da liderança do Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado – GESAD; do grupo de pesquisadores do LaRA – Laboratório de Reuso de Águas; do grupo de pesquisadores do LABEFLU – Laboratório de Efluentes Líquidos e Gasosos. Foi Supervisora do LIMA – Laboratório Integrado de Meio Ambiente do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, ENS/UFSC (ABRIL 2015 – ABRIL 2019). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental – PPGEA/UFSC (DEZ 2016 – MAIO 2021). Coordenadora do NEAmb – Núcleo de Educação Ambiental do Centro Tecnológico da UFSC. Tutora da Empresa Júnior de Consultoria Sanitária e Ambiental – EJESAM, do curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. Coordenadora do subprojeto Pesquisa e Inovação para Cidades Inteligentes e Ambientalmente Sustentáveis Águas, Resíduos e Energia Renovável, vinculado ao Projeto Institucional de Internacionalização PRINT, Edital CAPES Nº 41/2017. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental – Mestrado Profissional.

Contato: maria.eliza@ufsc.br  |  (48) 3721-7736

Mauricio Luiz Sens.

Linhas de pesquisa: Tratamento de Águas, Hidráulica Aplicada e Sistemas de Água e Esgotos.

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC desde 1983 e Prof. Titular desde 1996. Líder do grupo de pesquisa em tratamento de água da UFSC no CNPq. Graduado em Eng. Sanitária pela UFSC (1982); Diploma de Estudos Aprofundados e Doutorado em tratamento de água pela Ecole Nationale Superiéure de Chimie de Rennes, da Université de Rennes I (França,1991). Pós-doutorado em remoção de cianobactérias e cianotoxinas na Universidade de Limoges (França, 2007). Supervisor do Laboratório de Pesquisa em Potabilização de Águas – LAPOA (UFSC) e Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Tratamento de Água da Lagoa do Perí (Parceria entre UFSC e CASAN – Companhia Catarinense de Água e Saneamento). Professor de tratamento de água de abastecimento na graduação, mestrado e doutorado na UFSC. Coordenou mais de 50 projetos de pesquisas em tratamento de água de abastecimento, a maioria em desenvolvimento tecnológico. Coordenador do Curso de Graduação em Engª Sanitária e Ambiental por 3 gestões; Coordenador do Mestrado Profissional em Engª Ambiental da UFSC por 2 gestões; Chefe do Departamento de Engª Sanitária e Ambiental por 5 gestões. Participou das 3 últimas redes de pesquisas em tratamento de água PROSAB – Tema 1 (Editais, 3, 4 e 5) e participa da rede atual Habitare/PROSAB como coordenador da UFSC.

Contato: mauricio.sens@ufsc.br  |  (48) 3721-9470

Nelson Libardi Junior.

Linhas de pesquisa: Tratamento de Efluentes e Recuperação de Recursos.

Engenheiro Ambiental e Mestre em Engenharia de Processos. Mestrado sanduíche no Centro de Pesquisas Ambientais Helmholz (UFZ/Alemanha). Doutor em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-doutorado PNPD na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor adjunto no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina Experiência em bioprocessos de tratamento de efluentes domésticos e industriais, na produção de metabólitos (biopolímeros, enzimas, ácidos) e biomassa microbiana (fungos, bactérias, grânulos aeróbios, flocos biológicos), bem como na degradação/reaproveitamento de nutrientes e poluentes em escalas de bancada e piloto. Autor de projetos de desenvolvimento científico e tecnológico em biotecnologia ambiental. Atuante em processos de tratamento biológico de efluentes e resíduos com foco no conceito de biorefinaria.

Contato: nelson.libardi@ufsc.br  |  (48) 3721-7738

Pablo Heleno Sezerino.

Linhas de pesquisa: Governança, Gestão e Avaliação de Impacto Ambiental; Tratamento de Águas, Hidráulica Aplicada e Sistemas de Água e Esgotos; Tratamento de Efluentes e Recuperação de Recursos.

Possui Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (1999), Mestrado em Engenharia Ambiental (2002) e Doutorado em Engenharia Ambiental (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com período de Estágio de Doutoramento (Doutorado Sanduíche) na Universidade Técnica de Munique – TUM / Alemanha (2004). É Professor Associado do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. Orienta alunos de pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado e Supervisiona projetos de Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental na UFSC. Coordenou o Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC (Gestão: 2014 – 2016 e Gestão: 2016 – 2018) e foi Chefe do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC (Gestão 2019 – 2021). Tem experiência na área de Controle da Poluição e Tratamento de Águas Residuárias (com enfoque em saneamento descentralizado empregando sistemas tipo wetlands construídos, segregação de efluentes e reuso). Integra-se, também, ao setor de Planejamento, atuando na Governança dos diferentes modais de Esgotamento Sanitário e nos Planos de Saneamento Básico. Lidera o Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado – GESAD/UFSC. Coordena o Grupo Nacional Wetlands Brasil. Secretário da Rede Panamericana de Sistemas Humedales. Conselheiro junto ao Conselho Municipal de Saneamento de Florianópolis e Conselheiro da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS.

Contato: pablo.sezerino@ufsc.br  |  (48) 3721-2606

Paulo Belli Filho.

Linhas de pesquisa: Governança, Gestão e Avaliação de Impacto Ambiental; Tratamento de Efluentes e Recuperação de Recursos.

Formado na primeira turma da Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Hidráulica e Saneamento pela EESC – USP. Doutorado em Química Industrial e Ambiental – Universite de Rennes I, França. Pós-doutorado na Ecole Polytechnique de Montreal, Canadá. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor nos Cursos de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, Zootecnia e Licenciatura Intercultural Indígena. Professor na Pós Graduação em Engenharia Ambiental (Mestrado e doutorado) da UFSC. Supervisor do Laboratório de Efluentes Líquidos e Gasosos. Bolsista pesquisador nível 1D no CNPQ. Consultor had hoc da CAPES, CNPQ e fundações estaduais de apoio à pesquisa. Revisor de periódicos nacional e internacional. Projetos, realizados ou financiados ou patrocinados: CNPq, CAPES, FAPESC, FINEP, SCGAS, FUNASA, EMBRAPA, EPAGRI, SINDICARNE, CASAN, PETROBRAS, Prefeituras e setor privado. Possui atuação na área do saneamento ambiental com foco em efluentes líquidos e gasosos, resíduos sólidos, sustentabilidade da suinocultura, Tecnologias sociais, gestão de odores, biogás e energia. Produtor de vídeos da área. Foi coordenador da Rede Interlaboratorial Brasil-França de Qualidade do ar – BRAFRAIR. Coordena o Laboratório de Efluentes Líquidos e Gasosos, na UFSC. Coordena o Núcleo de Tecnologias Sociais para Gestão da Água na UFSC.

Contato: paulo.belli@ufsc.br  |  (48) 3721-7741

Pedro Luiz Borges Chaffe.

Linhas de pesquisa: Hidrologia, Hidrodinâmica e Recursos Hídricos.

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Urban and Environmental Engineering – Kyoto University (2012). É Professor Aassociado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é supervisor do Laboratório de Hidrologia – LabHidro e líder do Grupo de Estudos de Bacias Hidrográficas da UFSC. Atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental – PPGEA/UFSC e no Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais – PPGDN/UFSC.

Contato: pedro.chaffe@ufsc.br  |  (48) 3721-7749

Sebastiao Roberto Soares.

Linhas de pesquisa: Governança, Gestão e Avaliação de Impacto Ambiental.

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua na UFSC desde 1995, no departamento de engenharia sanitária e ambiental. Foi Pró-Reitor de pesquisa (2016-2022), diretor do Centro Tecnológico (2012-2016),vice diretor do Centro Tecnológico (2009-2012), coordenador do programa de pós graduação em engenharia ambiental, chefe do departamento e coordenador de curso de graduação em engenharia sanitária e ambiental. Possui graduação em Engenharia Sanitária pela UFSC (1985), D.E.A. (1991) e doutorado (1994) em Gestão e tratamento de resíduos pelo Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (França). Em 2003-2004 foi professor visitante (pós doutorado) na École Polytechnique de Montréal (Canadá). Bolsista de produtividade do CNPq (1999-2013; atual); Bolsista de pesquisa do Inmetro (2013-2015). Atua na área de gestão ambiental, com ênfase em Análise do Ciclo de Vida (ACV), economia circular e resíduos sólidos. Coordena o grupo de pesquisa em avaliação de ciclo de vida (www.ciclodevida.ufsc.br).

Contato:  sr.soares@ufsc.br  |  (48) 3721-7462

William Gerson Matias.

Linhas de pesquisa: Saneamento Ambiental, Controle da Poluição e Toxicologia Ambiental.

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), Mestrado (DEA) em Toxicologie de lEnvironnement – Université de Metz (1993) e Doutorado Em Toxicologia Ambiental – Université de Bordeaux II (1996). Pós-doutorado na Université du Québec à Montreal en Nanotoxicologia (2010). É Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Dep. de Engenharia Sanitária e Ambiental. Atualmente é Superintendente de Projetos, Pró-reitoria de Pesquisa PROPESQ. Foi Coordenador de Pesquisa do Centro Tecnológico da UFSC, 2018-2022. Foi chefe do Departamento entre 2007 e 2008. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental entre 2012 e 2016. Foi Conselheiro na Câmara de Pós-graduação e Conselho Universitário da UFSC (2014-2016). É membro do Comitê de Ações afirmativas da UFSC. Participou como consultor da Avaliação Quadrienal da CAPES (2013-2016) na área de Engenharias I Profissional. Revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Qualidade da Água e Toxicologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Toxicidade de Efluentes e Águas Naturais, Genotoxicidade, Florações de Algas Tóxicas, Biotoxinas Marinhas, Análise de Risco Toxicológico, Nanotoxicologia e Contaminantes de Preocupação Emergente.

Contato: william.g.matias@ufsc.br  |  (48) 3721-7742


DOCENTES COLABORADORES


Davide Franco.

Linhas de pesquisa: Hidrologia, Hidrodinâmica e Recursos Hídricos.

Possui graduação em Ingegneria Elettronica – Università degli Studi di Padova (1988) e doutorado em Scienze Chimiche – Università Degli Studi Di Venezia (1992). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ecossistemas costeiros, modelos ecológicos, difusão turbulenta, hidrodinâmica costeira e monitoramento ambiental.

Contato: d.franco.ocean@gmail.com  |  (48) 3721-9992

María Ángeles Lobo Recio.

Linhas de pesquisa: Tratamento de Águas e Efluentes Domésticos, Industriais e Agropecuários.

Maria Ángeles Lobo Recio é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e em Energia e Sustentabilidade, orientadora de doutorado e mestrado. É Doutora em Química pela Universidade Complutense de Madri-Espanha (1990) e tem Pós-Doutorados na Universidade de Montpellier II França (1991) e Consejo Superior de Investigaciones Científicas Espanha (2002 e 2019). Atua na área de Química, com ênfase em Poluição Ambiental, principalmente no tratamento de águas para abastecimento e residuárias. Coordenadora de vários projetos, tem participado de 26 projetos de pesquisa e 7 projetos de extensão universitária. Publicou mais de 70 artigos em periódicos especializados, 8 capítulos de livros e mais de 90 trabalhos em anais de eventos. É tradutora de 4 livros de Química em nível de Graduação. É Editora Científica da série de livros Molecular and Supramolecular Bioinorganic Chemistry: Applications in Medical and Environmental Sciences, Nova Science Publishers, Inc., New York, É consultora Ad-Hoc da CAPES, do CNPq e da Fundação para o Amparo à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina FAPESC, e Revisora Científica de dez periódicos internacionais e três nacionais. Ocupou vários cargos administrativos na UFSC, entre eles Coordenadora de Pesquisa do Campus de Araranguá UFSC, Membro da Câmara de Pesquisa e Membro da Câmara de Pós-Graduação. Foi a primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade da UFSC, iniciado em 2016. Obteve Prêmio CAPES de tese 2019 (orientação). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Contato: maria.lobo@ufsc.br

Ramon Lucas Dalsasso. 

Linhas de pesquisa: Tratamento de Águas, Hidráulica Aplicada e Sistemas de Água e Esgotos.

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, em projetos de sistemas hidráulicos prediais e em sistemas de tratamento e abastecimento de água.

Contato: ramon.lucas@ufsc.br  |  (48) 3721-7752

Rejane Helena Ribeiro da Costa.

Linhas de pesquisa: Tratamento de Águas e Efluentes Domésticos, Industriais e Agropecuários.

Rejane Helena Ribeiro da Costa concluiu doutorado em Tratamento e Qualidade das Águas no Institut National des Sciences Appliquées (INSA, Toulouse, França) em 1989, com Pós-Doutorado na Université Montpellier I (Montpellier, França) em 2000. É Professora Titular aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista PQ-1B do CNPq. Atualmente, participa como voluntária no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFSC. Atua como membro titular do Comitê Avaliador de Ciências Ambientais do CNPq (2011-2013; 2019-atual) e do Comitê de Avaliação dos Cursos de Pós-Graduação, das Engenharias I, da CAPES (2011-2017). Autora de vários artigos em periódicos internacionais e nacionais e em anais de congressos científicos. Coordena projetos de pesquisa na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias. É consultora ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESC, FAPESP, FAPES, FAPERJ, EMBRAPA, FAPEMIG, UNESC, UFRN, UNAMA, UNIVILLE e Editora Abril (Guia do Estudante). Participa como revisora dos periódicos: Bioresource Technology, Water Research, Water Science & Technology, Environmental Engineering Science, Dessalination, Journal of Environment Management, Biosystems Engineering, Latin American Journal of Aquatic Research (LAJAR), Brazilian Journal of Chemical Engineering, Revista Tecnológica (UEM), Revista Saúde e Meio Ambiente (UNIVILLE), Revista BIOTEMAS (UFSC), Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Revista DAE e Revista Engenharia Agrícola (SBEA), entre outros.

Contato: rejanehcosta@gmail.com  |   (48) 3721-7738

Rodrigo de Almeida Mohedano.

Linhas de pesquisa: Governança, Gestão e Avaliação de Impacto Ambiental; Tratamento de Efluentes e Recuperação de Recursos.

Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC -2010), onde desenvolveu também o Pós-Doutorado (PNPD/2010-2015). Possui Mestrado em Aquicultura (UFSC/ 2004) e Graduação em Ciências Biológicas (UFSC/2001). Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. Desenvolve pesquisas, ensino e extensão nas áreas de gestão e ambiental, saneamento ambiental, avaliação de impactos ambientais, Unidades de Conservação e educação ambiental. Estuda sistemas naturais para o tratamento de efluentes integrando a recuperação de nutrientes, produção de biomassa e redução de GEE.

Contato: rodrigo.mohedano@ufsc.br  |  (48) 3721-4976