Disciplinas

QUADRO GERAL DE DISCIPLINAS:

*Veja também as disciplinas oferecidas em 2024.

CÓDIGO DA DISCIPLINA NOME DA DISCIPLINA CRÉDITOS PROGRAMA
ENS3114000 Valorização e Eliminação de Resíduos Sólidos 3 O curso é composto por três blocos básicos: 1) Generalidades sobre resíduos sólidos, 2) Valorização de Materiais e 3) Tecnologias de Tratamento de Resíduos Sólidos. O plano de estudos do curso está organizado da seguinte forma: Conceituação. Noção, Definição, Ciclo de Geração e Estratégias de Gestão. Classificação. Principais Características dos Resíduos Sólidos. Classificação de Resíduos Urbanos. Situação Nacional. Normalização. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Gestão Integrada. Valorização de Materiais Provenientes de Resíduos Sólidos. Conceitualização de Reciclagem, Reutilização e Reemprego. Técnicas de Valorização de Materiais. Aspectos Econômicos e Tecnológicos. Situação da Recuperação de Materiais no Brasil. Principais Técnicas de Tratamento de Resíduos Sólidos. Compostagem de Substratos Orgânicos. Tratamentos Térmicos (Combustível Derivado de Resíduos – RDF). Digestão anaeróbica. Teoria e técnicas de aterro de resíduos sólidos.
ENS3115007 Toxicologia Ambiental 3 Generalidades sobre toxicologia, Mecanismos de intoxicação, Metabolismo e biotransformação, Princípios de teste utilizados em toxicologia ambiental, Toxicologia global, Toxicologia específica, Ecotoxicologia, biodegradação, Marcadores biológicos, Análise de risco toxicológico, Sistemas redutores de toxicidade, Nanotoxicologia, Teoria das Misturas, Contaminantes emergentes.
ENS3110000 Processos Biológicos em Engenharia Ambiental 3 Princípios de tratamento biológico, processos de crescimento suspensos, tratamento aeróbio, processos de biofilme, aplicação de biofilme, tratamento anaeróbio, remoção de nutrientes, reaproveitamento de efluentes.
ENS3101000 Avaliação de Impactos Ambientais 3 Atores. Cenários. Critérios e Procedimentos Clássicos utilizados na avaliação de impactes ambientais: Checklist, Matrizes Causa-Efeito, Mapas de Caracterização. Instrumentos monocritério × multicritério.
ENS410074 SEMINÁRIOS II 2 Continuação do curso Seminários I, que propõe a iniciação à investigação científica, nos níveis de mestrado e doutoramento. Estruturação de seminários. Discussão científica. Adaptação das apresentações ao tempo disponível. Estruturação de resumos científicos.
ENS410068 SEMINÁRIOS I 3 Iniciação à pesquisa científica. Estruturação de seminários. Discussão científica. Adaptação das apresentações ao tempo disponível. Estruturação de resumos científicos.
ENS410069 Gestão da qualidade do ar 4 Inventário de emissões de poluentes; Meteorologia aplicada à qualidade do ar; Modelagem da qualidade do ar; Gestão da qualidade do ar.
ENS3110000 Processos Biológicos em Engenharia Ambiental 3 Princípios de tratamento biológico, processos de crescimento suspenso, tratamento aeróbio, processos de biofilme, aplicação de biofilme, tratamento anaeróbio, remoção de nutrientes, reaproveitamento de efluentes.
ENS3101001 Avaliação Ambiental de Sistemas 3 Conceitos Básicos. Definição de sistemas. Economia circular. Teoria da decisão. Parâmetros e critérios. Agregação de critérios. Métodos de agregação de critérios. Métodos de agregação de critérios ambientais (análise multicritério). Análise do ciclo de vida (ACV): objetivos e princípios, procedimentos, atores, unidade funcional, inventário. análise de impacto. Análise de risco. Análise crítica. Recursos informatizados. Estudo de caso. Modelagem de sistemas para suporte à concepção de ACV.
ENS3112000 Processos Físico-Químicos em Engenharia Ambiental 3 Processos de coagulação/floculação, precipitação química, sedimentação, flotação, aeração, filtração, desinfecção/oxidação, adsorção e troca iônica. Considerações sobre os diversos processos nos sistemas de tratamento de águas de abastecimento e nos sistemas de tratamento de efluentes.
ENS4113000 Tecnologias não convencionais para purificação de água 3 O curso aborda processos e sistemas de tratamento de água por meio de tecnologias pouco empregadas. Nesse enfoque, aborda os seguintes assuntos: coagulação/floculação, decantação, flotação, filtração: em meio granular e em membranas, desinfecção/oxidação, adsorção, troca iônica, entre outros.
ENS510013 Tratamento Descentralizado de Esgoto 3 Conceitos fundamentais. Cenário atual e perspectivas. Vários aspectos do tratamento descentralizado. Princípios fundamentais do tratamento de esgoto. Aspectos legais. Alternativas tecnológicas aplicáveis ao tratamento descentralizado de esgoto. Subprodutos do tratamento e seus potenciais. Reaproveitamento de esgoto tratado. Aplicabilidade de sistemas descentralizados de tratamento de esgoto. Experiências regionais.
ENS3110002 Introdução à Pesquisa em Engenharia Ambiental 3 A questão ambiental e a crise da ciência; a crise do paradigma dominante; o paradigma emergente. Introdução à pesquisa em engenharia ambiental. Metodologia científica aplicada à engenharia ambiental. Divulgação e publicação de resultados de investigação científica: produção de dissertações/teses e produção de artigos científicos.
ENS410060 MATLAB para Engenharia Ambiental 3 Introdução ao MATLAB. Análise de dados em Engenharia Ambiental. Fundamentos de modelagem. Estatísticas univariadas, bivariadas e multivariadas. Análise de série temporal. Análise de dados espaciais. Processamento de imagem.
ENS410054 Hidrologia Aplicada à Engenharia Ambiental 3 Ciclo hidrológico, características das bacias hidrográficas, água na atmosfera, processos chuva-escoamento, infiltração, evaporação, análise de vazões, projeto hidrológico e subterrâneo, vazão do projeto, utilização de técnicas de propagação em reservatórios e rios, e cálculo de probabilidades associadas à hidrologia extremos. Qualidade da água nos rios. Representação de processos hidrológicos em modelos hidrológicos.