Pós-Graduação em Engenharia Ambiental
  • Projeto Mulheres + Pesquisa aprovado junto a FAPESC

    🚀 Projeto aprovado!

    É com muita alegria que anunciamos a aprovação do projeto “Estratégias inovadoras e sustentáveis para o tratamento avançado e reúso de efluentes têxteis em Santa Catarina empregando catalisadores derivados de resíduos de pilhas”. 🌱♻️

    🔬 Coordenação: Dra. Maria Eliza Nagel Hassemer
    💰 Valor aprovado: R$ 137.909,76
    📌 Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC)
    📑 Edital: Chamada Pública 14/2025 – Programa Mulheres+Pesquisa (2ª edição)

    Esse projeto busca soluções inovadoras, sustentáveis e circulares para um dos grandes desafios da indústria têxtil: o tratamento e reúso de efluentes, promovendo ciência com impacto direto na sociedade e no meio ambiente. 🌍✨

    💡 Iniciativas como o Mulheres+Pesquisa reforçam a importância de fomentar a liderança feminina na ciência, garantindo mais diversidade, equidade e inovação para o futuro.

    👏 Parabéns à equipe e à nossa coordenadora pela conquista!


  • Resultado Definitivo – Processo Seletivo 2025.3: Bolsas de Mestrado e Doutorado

    A Coordenação entrará em contato com todos(as) os(as) candidatos(as) à medida que as bolsas estiverem disponíveis para solicitar informações e documentos necessários para a implementação. É preciso aguardar o contato da Coordenação.

    A chamada dos candidatos obedecerá a ordem de classificação abaixo.

    Após a interposição de recurso e posterior pedido de esclarecimentos à recorrente por parte da comissão de bolsas, foi decidido que a classificação original deste processo seletivo, abaixo indicada, está mantida (05/09/2025).

    MESTRADO

    Ações Afirmativas – PAA 
    Nome Modalidade – PAA Dedicação exclusiva? Pontuação validada Inscrição Colocação 
    Larissa Dressler Pereira PPI Não 10 Homologada
    Classificação Geral
    Nome Dedicação exclusiva? Pontuação validada Inscrição Colocação
    Bruno Fernandes da Costa Fonseca Sim 7,5 Homologada
    Gabriela Salles Chepe Não 9,5 Homologada
    Jessica Rodrigues Cardoso Não 7 Homologada
    Cananda de Souza Damasceno Não 4,5 Homologada
    Ismael Hernandes Pereira Júnior Não 4 Homologada

    DOUTORADO

    Ações Afirmativas – PAA 
    Nome Modalidade – PAA Dedicação exclusiva? Pontuação validada Inscrição Colocação 
    Estêvão Muduviu Mazuze PPI Sim 31 Homologada
    Classificação Geral
    Nome Dedicação exclusiva? Pontuação validada Inscrição Colocação
    Luis Antonio Bueno Sim 18,5 Homologada
    Paula Lidia Santana Não 81,5 Homologada
     Fernanda Justi Não 42,5 Homologada
     Natália Gonçalves Andrade Não 40 Homologada

  • Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2025 para Dr. Matheus Cavali

    O Dr. Matheus Cavali, pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da UFSC, recebeu uma Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2025, pela sua tese de doutorado intitulada “Hydrochar from co-hydrothermal carbonization of lignocellulosic waste and non-dewatered sewage sludge” (Hidrocarvão a partir da co-carbonização hidrotérmica de resíduo lignocelulósico e lodo de esgoto não desidratado). A pesquisa foi orientada pelo professor Dr. Armando Borges de Castilhos Junior (PPGEA-UFSC) e coorientada pelos professores Dr. Nelson Libardi Junior (PPGEA-UFSC) e Dra. Adenise Lorenci Woiciechowski do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (PPGEBB) da UFPR. O estudo foi desenvolvido em três instituições: UFSC, UFPR e o Institut National des Sciences Appliquées (INSA) de Lyon, França.

     


    Da esquerda para a direita: Prof. Dr. Nelson Libardi Junior, Dr. Matheus Cavali e Prof. Dr. Armando Borges de Castilhos Junior

     

    O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.