Primeira matrícula
Para a primeira matrícula — ou seja, após a aprovação em processo seletivo para ingresso na pós-graduação, seja em nível de Mestrado ou Doutorado —, é necessário confirmar o interesse na vaga em até 5 (cinco) dias úteis, via e-mail endereçado à secretaria do programa: ppgea@contato.ufsc.br.
Junto ao e-mail confirmando o interesse, é necessário enviar a seguinte documentação — ainda que já tenha sido enviada no ato de inscrição do processo seletivo:
- Documento comprobatório da conclusão do curso de graduação (certidão, diploma ou declaração oficial de integralização do curso; o(a) candidato(a) que não realizar essa comprovação terá indeferido o seu pedido de matrícula e perderá o direito à vaga);
- Certidão de nascimento ou de casamento;
- Não será necessário comprovar a proficiência em língua inglesa para a primeira matrícula no curso, que também poderá ser apresentada ao longo do primeiro ano acadêmico, desde que com certificado emitido nos últimos 5 (cinco) anos, através de:
i. Declaração do exame de proficiência expedida pela UFSC ou por outra instituição de ensino devidamente credenciada; ou
ii. Certificado de Test of English as Foreign Language (TOEFL), com o mínimo de 70 pontos para o IBT TOEFL, ou de 525 pontos para o TOEFL Tradicional; ou
iii. Certificado do International English Language Test (IELTS), com o mínimo de 6,0 pontos; - Para os aprovados no processo seletivo de Doutorado, não será necessário comprovar a proficiência em um segundo idioma estrangeiro para a primeira matrícula no curso, que também poderá ser apresentada ao longo do primeiro ano acadêmico, desde que com certificado emitido nos últimos 5 (cinco) anos.
- Em caso de candidato estrangeiro, é necessária a comprovação de proficiência em língua portuguesa.
Após a confirmação do interesse, a secretaria enviará um número de matrícula ao discente. Com esse número, o próprio aprovado ou aprovada poderá efetivar a sua matrícula, via Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação – CAPG.
Para o primeiro acesso, é necessário acessar o endereço eletrônico do CAPG e escolher a opção “Esqueci a minha senha”. Na sequência, o candidato receberá um e-mail para registrar a nova senha e deverá seguir os passos indicados pelo próprio sistema.
Importante pontuar que, para manter a matrícula ativa, é necessário que o discente esteja matriculado em ao menos 01 (uma) disciplina por trimestre ao longo de todo o curso, com exceção dos períodos de trancamento.
Lembramos que:
- Para o mestrado, é necessário cumprir 18 (dezoito) créditos, sendo ao menos 50% (cinquenta por cento) em disciplinas eletivas, mais os 6 (seis) créditos que correspondem à dissertação;
- Para o doutorado, é necessário cumprir 24 (vinte e quatro) créditos, sendo ao menos 50% (cinquenta por cento) em disciplinas eletivas, mais os 12 (doze) créditos que correspondem à tese.