Núcleos e grupos de estudo
GESAD – Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado
O GESAD atua a mais de 15 anos no desenvolvimento e disseminação de pesquisas direcionadas ao saneamento descentralizado, empregando principalmente a Ecotecnologia dos Wetlands Construídos para tratamento de efluentes, aplicados a diversas finalidades e situações. O grupo vem incentivando o reuso de esgoto tratado visando a sustentabilidade na gestão hídrica.
Além disso, o grupo também atua na Gestão dos Serviços de Saneamento e Planejamento, notadamente com participação em relação aos Planos Municipais de Saneamento Básico – PMSB, na representação da UFSC junto ao Conselho Municipal de Saneamento de Florianópolis/SC e na Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS.
O GESAD desenvolve atividades e conta com o apoio de a instituições governamentais como: FINEP, CNPq, CAPES, FUNASA e EPAGRI, bem como junto ao setor privado.
Os pesquisadores do GESAD dão suporte à comunidade acadêmica, por meio de orientação de trabalhos em nível de doutorado, mestrado, trabalho de conclusão de curso e iniciação científica, bem como para a comunidade externa a universidade, por meio de publicações e atividades de extensão, tais como eventos e palestras.
Para maiores informações, acesse a página do GESAD: https://gesad.ufsc.br/
CICLOG – Grupo de Pesquisa em Avaliação de Ciclo de Vida
As atividades com estudos sobre Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) iniciaram-se, na prática, em 2002, com o projeto sobre Análise do Ciclo de Vida de Produtos Cerâmicos da Indústria de Construção Civil. A formalização do Grupo de Pesquisa em Avaliação de Ciclo de Vida da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ocorreu em 2006.
O CICLOG tem como missão desenvolver e disseminar o conhecimento no campo da análise e da gestão ambiental do ciclo de vida dos produtos, processos e serviços, a partir das pesquisas de metodologias de ACV e aplicações no Brasil. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores. As pesquisas concentram‐se no desenvolvimento e aprimoramento da metodologia de ACV e de sua melhor aplicação para as condições ambientais do Brasil.
Para maiores informações, acesse a página do CICLOG: https://ciclodevida.ufsc.br/
Efeito das mudanças climáticas na ecotoxicologia de contaminantes emergentes com ênfase aos nanomaterias e plásticos.
Este Grupo de Pesquisa está associado ao Laboratório de Toxicologia Ambiental do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Um dos grandes problemas dos órgãos de regulação é estabelecer limites de concentração ambiental confiáveis para os contaminantes emergentes. Os efeitos toxicológicos dos contaminantes de preocupação emergente e suas misturas são pouco conhecidos. Para além desse fato, as mudanças climáticas podem trazer novos elementos do ponto de vista físico-químico, biológico e toxicológico. Assim, faz-se necessário conhecer as interações ambientais dessas substâncias e seus possíveis efeitos tóxicos sob a influencia de variáveis relacionadas às mudanças climáticas. Neste contexto, o Grupo desenvolve pesquisas desde 2010, sobre efeitos toxicológicos de diferentes nanopartículas, nanoplásticos, fármacos e misturas dos mesmos, utilizando diferentes modelos toxicológicos. Como resultado, tem-se importante produção científica e formação de recursos humanos altamente capacitados. As pesquisas do grupo são realizadas em cooperação com a Université du Québec à Montréal, Arizona State University, Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal do Paraná.
INCT SbN – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Soluções Baseadas na Natureza
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Soluções baseadas na Natureza (INCT SbN) é um projeto financiado pelo MCTI, CNPq, CAPES e FAPERGS. Mais de uma instituição de ensino superior integra o projeto. O Prof. Dr. Pablo Heleno Sezerino faz parte do comitê gestor, sendo que outros docentes vinculados ao programa compõe o núcleo de pesquisa que atua na UFSC. Os objetivos da rede são: 1) internacionalização e fortalecimento da rede de instituições, cientistas, pesquisadores e profissionais do setor; 2) formação de recursos humanos; 3) pesquisa científica e desenvolvimento de tecnologias; 4) transferência de conhecimentos para a sociedade e para o setor empresarial e setor público; e 5) divulgação científica e popularização da ciência.
Para maiores informações, acesse a página do INCT SbN: https://www.inctsbn.com/
NEAmb – Núcleo de Educação Ambiental da UFSC
O Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) atua através de projetos de extensão. De caráter multi, inter e transdisciplinar, as ações do núcleo abordam questões éticas e socioambientais utilizando a Educação Ambiental (EA) como eixo principal. Além disso, o NEAmb oferece suporte técnico e compartilha o conhecimento gerado na Universidade à toda a comunidade atendida por seus projetos.
Como reconhecimento da atuação com EA no município de Florianópolis, em 2019 o NEAmb recebeu dois diplomas de reconhecimento da Câmara Municipal de Florianópolis. Também, desde 2018, o NEAmb assume uma cadeira voluntária na Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Florianópolis.
Composto por estudantes, bolsistas e voluntários, e professores da UFSC, o núcleo nasceu em 2007 e está localizado no Centro Tecnológico. O núcleo sempre incentivou a participação de estudantes de cursos diversos de graduação e da pós-graduação, acreditando no potencial enriquecedor da transdisciplinaridade ao trabalhar com EA. Como exemplos, participam ou já participaram do núcleo estudantes de engenharia sanitária e ambiental, design, arquitetura, geografia, biologia, medicina, educação do campo, agronomia, engenharia civil, entre outros.
O NEAmb é composto por um Conselho Gestor, um Conselho Técnico e um Conselho Consultivo, todos voltados para o bom andamento das ações e projetos do Núcleo. Os projetos são desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação, membros do NEAmb, com a coordenação e orientação de professores e técnicos da UFSC.
Para maiores informações, acesse a página do NEAmb: https://nucleoneamb.paginas.ufsc.br/
REMA – Núcleo Ressacada de Pesquisas em Meio Ambiente
Desenvolvemos soluções ambientais e tecnológicas para problemas complexos do setor produtivo industrial e agrícola. Contamos com uma equipe multidisciplinar que inclui profissionais das Engenharias Ambiental, de Controle e Automação, Química, Agronômica e de Biotecnologia – todos com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras, eficientes e com tecnologia de baixo custo.
Para maiores informações, acesse a página do REMA: https://rema.ufsc.br/