XXVI SBRH 2025

03/12/2025 09:24

Entre os dias 23 e 27 de novembro a equipe do Laboratório de Hidrologia (LabHidro) da UFSC esteve presente no XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH) em Vitória – ES.

Durante o SBRH foram realizados por membros do LabHidro 6 apresentações orais, 3 apresentações em pôsteres, 2 participações em mesas redondas e 2 coordenações de sessões.

Além do coordenador do LabHidro, Prof. Dr. Pedro Luiz Borges Chaffe, estiveram no SBRH e apresentaram trabalhos desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Hidrologia: os mestrandos Bruno Fernandes da Costa Fonseca e Felipe Martins Pineroli, os doutorandos Ewerthon Cezar Schiavo Bernardi, Gabriel Anzolin e Luiz Felipe Pereira de Brito, e a pós-doutoranda Camyla Innocente dos Santos. Os pós-doutorandos Rubia Girardi e Gustavo Antonio Piazza também estiveram presentes no evento,  assim como a estudante de iniciação científica Julia dos Santos Silva, e apresentaram trabalhos desenvolvidos previamente.

Destaca-se também que pesquisas desenvolvidas pelo Labhidro e coordenadas pelo Prof. Dr. Pedro Chaffe concorreram ao prêmio Jovem Pesquisador nas categorias graduação (Felipe Martins Pineroli) e doutorado (Alondra Beatriz Alvarez Perez), ambos foram premiados e ficaram em segundo lugar.

Durante o evento, houve a eleição para a nova diretoria da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) onde o Prof. Dr. Pedro Chaffe será o novo Diretor de Publicações da Associação; e a pós-doutoranda Rubia Girardi a coordenadora da Regional Sul.

O título dos artigos enviados para o SBRH estão abaixo, clique e confira-os na íntegra:

APLICAÇÃO DE DADOS DE ESCOAMENTO DE BASE EM BACIAS ANINHADAS PARA A VALIDAÇÃO DO SPIN-UP DE UM MODELO HIDROLÓGICO DISTRIBUÍDO

ATIVAÇÃO DE RIO INTERMITENTE TRIPLICA A REDE DE DRENAGEM CONECTADA 

ESTIMATIVA DA ÁREA SUPERFICIAL DA REDE DE DRENAGEM A PARTIR DA EXPANSÃO LATERAL E LONGITUDINAL DE RIOS 

MONITORAMENTO DE ALTA RESOLUÇÃO REVELA A DINÂMICA DE INTERCEPTAÇÃO EM RESTINGA ARBÓREA

VARIABILIDADE DA CHUVA INTERNA NA VÁRZEA AMAZÔNICA

REGIME HIDROLÓGICO LOCAL E REGIONAL INFLUENCIAM OS PADRÕES ESPAÇO-TEMPORAIS DA QUALIDADE DA ÁGUA NO RESERVATÓRIO DE ITAIPU

CHEIA DE MANIAS: MECANISMOS DAS MUDANÇAS DE CHEIAS DE DIFERENTES MAGNITUDES 

EFEITO DA MUDANÇA NO LEITO DA SEÇÃO TRANSVERSAL SOBRE O PERIGO DE INUNDAÇÃO EM RIOS BRASILEIROS 

TRÊS DÉCADAS DE MUDANÇA NA SEGURANÇA HÍDRICA BRASILEIRA