Corpo Docente

DOCENTES CREDENCIADOS – PERMANENTES, COLABORADORES E VISITANTES
Os docentes credenciados no Programa são classificados como: Permanentes, Colaboradores ou Visitantes. O credenciamento é válido por um triênio CAPES, podendo o docente ser recredenciado para o triênio seguinte. Confira as regras completas de credenciamento na Resolução Nº 001/PPGEA/2016.
16 DOCENTES PERMANENTES – 2016/2018
ALEXANDRA RODRIGUES FINOTTI
Área de Atuação: Avaliação de Impactos Ambientais, Avaliação de Ciclo de Vida, Indicadores Ambientais, Avaliação de Risco Ambiental, Hidrologia de Superfície, Prevenção de Desastres Naturais, Hidrologia Subterrânea (Hidrogeologia), Gestão de Drenagem Urbana.
01. Prof. AlexandraBiografia: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (1995), mestrado em Engenharia Ambientalpela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência em Engenharia Sanitária e Ambiental tanto na área tecnológica quanto na gestão ambiental. Na área tecnológica atua em recursos hídricos especialmente contaminação de águas subterrâneas e monitoramento bem como em saneamento na área de sistemas de esgotamento sanitário e drenagem urbana. Na área de gestão ambiental atua em avaliação de risco ambiental (RBCA) aplicado a contaminações subterrâneas, análise de ciclo de vida e na aplicação de ferramentas de avaliação de impactos ambientais.
Contato: E-mail: alexandra.finotti@ufsc.br
Telefone: (48) 3721-4997
Currículo Lattes
ARMANDO BORGES DE CASTILHOS JUNIOR
Área de Atuação: 
02. Prof. ArmandoBiografia: Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983). Doutorado em Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais no Institut National des Sciences Appliquèes de Lyon, França (1988). Realizou Pós Doutorado na University of Califórnia, Davis, Biomass Laboratory (2012) e estágio de pesquisa na Université de Sherbrooke, Canada (2006). Coordenou a Rede Regional Sul da Rede Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Básico-ReCESA. Coordenou a Rede Nacional de Pesquisas em Resíduos Sólidos do Programa de Pesquisas em Saneamento Básico da FINEP/PROSAB durante 04 anos. Foi coordenador de projetos de cooperação internacional com a França (CAPES/COFECUB) durante 04 anos e com a República de Camarões (PROAFRICA/CNPq). Coordenador do curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC (1994 – 1996). Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da UFSC (2002 – 2004). Foi Chefe e Sub-Chefe do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC (2010 – 2011). Professor do Ensino do Magistério Superior do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (1992 – atual). Professor Titular (2015). É supervisor do Laboratório de Pesquisas em Resíduos Sólidos – LARESO. Atualmente é Vice-Coordenador do Programa de Pós – Graduação em Engenharia Ambiental da UFSC para o biênio 2013 -2014. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento, Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos, Industriais e Agrícolas.
Contato: E-mail: armando.borges@ufsc.br
Telefone: (48) 3721-7097
Currículo Lattes
CÁTIA REGINA SILVA DE CARVALHO PINTO
Área de Atuação: Produção Mais Limpa, Avaliação de Impactos Ambientais, Indicadores Ambientais.
03. Prof. CatiaBiografia: Possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado e doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina , com doutorado sanduiche na Université Victor Segalen (Bordeaux II) – França. Atualmente é recém doutor (Prodoc/Capes) no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área Toxicologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Genotoxicidade e Mutagenicidade Ambiental e Toxicologia Molecular.
Contato: E-mail: catia.carvalho@ufsc.br
Telefone: (47) 3425-3472
Currículo Lattes
DAVIDE FRANCO
Área de Atuação: Interações Oceano-Atmosfera, Propagação de Ondas Oceânicas, Hidrodinâmica Costeira e de Ambientes Estuarinos, Avaliação do Potencial Energético de Energia do Ma, Influência de Processos Físicos Sobre Dinâmica de Populações, Métodos de Análise e Controle da Poluição Atmosférica, Dispersão de Poluentes na Atmosfera, Análise e Controle de Odores.
04. Prof. DavideBiografia: Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universita degli Studi di Padova (1988) e doutorado em Scienze Chimiche pela Università Degli Studi Di Venezia (1992). Atualmente é professor Adjunto III do Departamento de Engenharia Sanitaria e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina, e supervisor do Laboratório de Hidráulica Marítima. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Física e Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrodinâmica costeira, ecossistemas costeiros, modelagem estatística e modelagem numérica.
Contato: E-mail: d.franco.ocean@gmail.com
Telefone: (48) 3721-9992
Currículo Lattes
FLÁVIO RUBENS LAPOLLI
Área de Atuação: Indicadores Ambientais, Procedimentos de Tomada de Decisão, Processos de Tratamento Físico-Químicos e Biológicos, Tratamentos Convencionais, Tratamentos Avançados, Reuso da Água.
06. Prof. LapolliBiografia: Professor da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1976. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976). Entre 1980 e 1999 exerceu atividades de Engenharia junto a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN de Santa Catarina. Paralelamente, na UFSC foi professor em tempo parcial com atividades de ensino nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura na área de Saneamento Ambiental, Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1998) com “Sandwich” – Universite de Montpellier II (Scien. et Tech Du Languedoc) (1997). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Pesquisador do CNPq desde agosto/2003. Participa na direção da Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental – Seção Santa Catarina. Em dezembro de 2008 foi eleito para exercer a função de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando como representante junto a Câmara de Pós-Graduação e Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina até dezembro de 2012. A partir de 30 de novembro de 2013, chefe do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC por um período de 02 anos. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias, atuando principalmente nos seguintes temas: desinfecção, lagoas de estabilização, esgoto sanitário, membranas e nas tecnologias avançadas de tratamento voltadas para o tratamento e reúso de águas.
Contato: E-mail: f.lapolli@ufsc.br
Telefone: (48) 3721-7744
Currículo Lattes
HENRY XAVIER CORSEUIL
Área de Atuação: Tecnologias de Biorremediação, Impactos Causados por Derramamentos de Derivados de Petróleo em Aquíferos, Avaliação de Risco à Saúde Humana.
08. Prof. HenryBiografia: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1980), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e doutorado em Engenharia Ambiental – University of Michigan (1992). Atualmente é consultor – Petróleo Brasileiro – Rio de Janeiro – Matriz, pesquisador 1d do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Remediação de Solos e Águas Subterrâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: áreas impactadas, águas subterrâneas, biorremediação de misturas gasolina/etanol e diesel/biodiesel.
Contato: E-mail: henry.corseuil@ufsc.br
Telefone: (48) 3721-7569
Currículo Lattes
MARIA ÁNGELES LOBO RECIO
Área de Atuação: Tratamentos Avançados, Sorção, Minimização de Efluentes e Resíduos, Reuso de Água.
10. Prof. Maria AngelesBiografia: Maria Ángeles Lobo Recio é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq PQ-Nível 2, Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus de Araranguá e Professora Credenciada do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da mesma Universidade. É Doutora em Química pela Universidade Complutense de Madri-Espanha (1990) e tem Pós-Doutorados na Universidade de Montpellier II – França (1991) e Consejo Superior de Investigaciones Científicas ? Espanha (2002). Atua na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, principalmente no tratamento de águas para abastecimento e residuárias. É coordenadora de projetos de pesquisa. Entre 1989 e 2012 participou de 22 projetos de pesquisa e 6 projetos de extensão universitária. É orientadora de Pós-Graduação. Publicou 32 artigos em periódicos especializados, 6 capítulos de livros e 59 trabalhos em anais de eventos. É tradutora de 4 livros de Química em nível de Graduação. É Editora Científica da série de livros – Molecular and Supramolecular Bioinorganic Chemistry: Applications in Medical and Environmental Sciences, Nova Science Publishers, Inc., New York. Consultor Ad-Hoc da Fundação para o Amparo à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina; FAPESC e Revisor Científico dos periódicos Química Nova e Environmental Engineering and Management Journal. Atualmente, é Coordenadora de Pesquisa do Campus de Araranguá – UFSC – e Membro da Câmara de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina.
Contato: E-mail: maria.lobo@ufsc.br
Telefone:
Currículo Lattes
MARIA ELIZA NAGEL HASSEMER
Área de Atuação: Processos de Tratamento Físico-Químicos e Biológicos, Tratamentos Convencionais, Tratamentos Avançados, Minimização de Efluentes e Resíduos, Reuso de Água.
11. Profa. Maria ElizaBiografia: Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental – UFSC. Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1983), mestrado em Engenharia Ambiental pela UFSC (2000), doutorado em Engenharia Ambiental pela UFSC (2006), com parte realizada na Universidade do Minho, Portugal e pos-doutorado pela UFSC (2008 e 2012). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Técnicas Convencionais e Avançadas de Tratamento de Água, Efluentes Domésticos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: desinfecção, ozônio, radiação ultra violeta, toxicidade, oxidação, dióxido de cloro, efluente têxtil, floculação em meio granular. Atuação nas áreas da Saúde Pública, Educação Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas e Produção mais Limpa. Faz parte da liderança do Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado – GESAD. Coordenadora de Extensão do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental – PPGEA. Supervisora do LIMA – Laboratório Integrado de Meio Ambiente do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.
Contato: E-mail: maria.eliza@ufsc.br
Telefone: (48) 3721-7736
Currículo Lattes
MAURICIO LUIZ SENS
Área de Atuação: Processos de Tratamento Físico-Químicos e Biológicos, Tratamentos Avançados, Minimização de Efluentes e Resíduos.
12. Prof. MauricioBiografia: Professor da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC desde 1983 e Prof. Titular desde 1996. Líder do grupo de pesquisa em tratamento de água da UFSC no CNPq. Graduado em Eng. Sanitária pela UFSC (1982); Diploma de Estudos Aprofundados e Doutorado em tratamento de água pela Ecole Nationale Superiéure de Chimie de Rennes, da Université de Rennes I (França,1991). Pós-doutorado em remoção de cianobactérias e cianotoxinas na Universidade de Limoges (França, 2007). Supervisor do Laboratório de Pesquisa em Potabilização de Águas LAPOA (UFSC) e Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Tratamento de Água da Lagoa do Perí (Parceria entre UFSC e CASAN – Companhia Catarinense de Água e Saneamento). Professor de tratamento de água de abastecimento na graduação, mestrado e doutorado na UFSC. Coordenou mais de 45 projetos de pesquisas em tratamento de água de abastecimento, a maioria em desenvolvimento tecnológico. Coordenador do Curso de Graduação em Engª Sanitária e Ambiental por 3 gestões; Coordenador do Mestrado Profissional em Engª Ambiental da UFSC por 2 gestões; Chefe do Departamento de Engª Sanitária e Ambiental por 5 gestões. Participou das 3 últimas redes de pesquisas em tratamento de água PROSAB Tema 1 (Editais, 3, 4 e 5) e participa da rede atual Habitare/PROSAB como coordenador da UFSC.
Contato: E-mail: mauricio.sens@ufsc.br
Telefone: (48) 3721-9470
Currículo Lattes
NADIA BERNARDI BONUMÁ
Área de Atuação: Planejamento de Recursos Hídricos: Metodologias, Educação Ambiental e Participação Comunitária, Hidrologia de Superfície, Hidrossedimentologia, Prevenção de Desastres Naturais.
13. Profa. NadiaBiografia: Possui graduação em Engenharia Civil (2003), mestrado (2006) e doutorado (2011) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente atua como professora do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina. É professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFSC e líder do Grupo de Estudos de Bacias Hidrográficas. Foi professora do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas. Foi cientista visitante na Texas A&M University/Grassland Soil and Water Research Laboratory, TX, US. Foi professora do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, atuando principalmente no seguinte tema: modelagem hidrossedimentológica em bacias hidrográficas.
Contato: E-mail: nadia.bonuma@ufsc.br
Telefone: (48) 3721-2604
Currículo Lattes
PABLO HELENO SEZERINO
Área de Atuação: Tratamentos Convencionais (Wetlands Construídos), Tratamentos Avançados.
14. Prof. PabloBiografia: Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (1999), mestrado em Engenharia Ambiental (2002) e doutorado em Engenharia Ambiental (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com período de doutorado sanduíche na Universidade Tecnológica de Munique – TUM / Alemanha (2004). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. Tem experiência na área de Controle da Poluição e Tratamento de Águas Residuárias (com enfoque em saneamento descentralizado empregando sistemas tipo wetlands construídos, segregação de efluentes e reuso). Integra-se, também, ao setor de Planejamento, enfocando os Planos de Saneamento Básico e os Comitês de Bacia Hidrográfica. Lidera o Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado – GESAD. Coordenador do curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC (Gestão: 2014 – 2016).
Contato: E-mail: pablo.sezerino@ufsc.br
Telefone: (48) 3721-2606
Currículo Lattes
PAULO BELLI FILHO
Área de Atuação: Análise de Controles e Odores, Tratamentos Avançados, Minimização de Efluentes e Resíduos, Tecnologias para Manejo e Dejetos de Animais, Uso Eficiente da Água em Bacias Hidrográficas.
15. Prof. Paulo BelliBiografia: Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Mestrado em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos , USP. Doutorado em Química Industrial e Ambiental – Universite de Rennes I, França. Pós-doutorado na Ecole Polytechnique de Montreal, Canadá. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor permanente nos Cursos de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental e Pós Graduação em Engenharia Ambiental (Mestrado e doutorado) da UFSC. Supervisor do Laboratório de Efluentes Líquidos e Gasosos. Bolsista pesquisador do CNPQ. Consultor had hoc da CAPES e CNPQ. Revisor de artigos de periódicos nacional e internacional. Desenvolve projetos com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária -EMBRAPA e a Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina- EPAGRI. Possui projetos financiados ou patrocinados por: CNPQ; CAPES; FAPESC; FINEP, SCGAS, FUNASA, CASAN, PETROBRAS e setor privado. Possui atuação profissional na área do saneamento ambiental, em Tratamento de efluentes líquidos e gasosos, na sustentabilidade da suinocultura, biogás e gestão de odores. Coordena projetos para a disseminação de Tecnologias Sociais para o Saneamento Ambiental integrando ações de empoderamento de comunidades.
Contato: E-mail: paulo.belli@ufsc.br
Telefone: (48) 3721-7741
Currículo Lattes
PEDRO LUIZ BORGES CHAFFE
Área de Atuação: Planejamento de Recursos Hídricos: Metodologias, Hidrologia de Superfície, Hidrossedimentologia, Hidrologia Florestal, Hidrometereologia, Prevenção de Desastres Naturais.
16. Prof. Pedro ChaffeBiografia: Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Urban and Environmental Engineering – Kyoto University (2012). Atualmente é professor adjunto i da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: bacia experimental, água, floresta, ane river basin e hidrologia comparativa. Participa da Grupo de Estudos de Bacias Hidrográficas da UFSC (líder).
Contato: E-mail: pedro.chaffe@ufsc.br
Telefone: (48) 3721-7749
Currículo Lattes
REJANE HELENA RIBEIRO DA COSTA
Área de Atuação: Processos de Tratamento Físico-Químicos e Biológicos, Tratamentos Convencionais, Tratamentos Avançados, Minimização de Efluentes e Resíduos, Reuso de Água, Tecnologias para Manejo de Dejetos de Animais.
18. Prof. RejaneBiografia: Rejane Helena Ribeiro da Costa concluiu o doutorado em Tratamento e Qualidade das Águas no Institut National des Sciences Appliquées (INSA, Toulouse, França) em 1989, com Pós-Doutorado na Université Montpellier I (Montpellier, França) em 2000. É Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Participa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFSC, onde orienta trabalhos de doutorado e mestrado. Atuou como membro titular do Comitê Avaliador de Ciências Ambientais do CNPq e do Comitê de Avaliação dos Cursos de Pós-Graduação, das Engenharias I, da CAPES (2011-2014). Autora de vários artigos em periódicos internacionais e nacionais e em anais de congressos científicos. Atualmente coordena 4 projetos de pesquisa. Atua na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias. É consultora ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESC, FAPESP, FAPES, FAPERJ, EMBRAPA, FAPEMIG, UNESC , UFRN, UNAMA, UNIVILLE e Editora Abril (Guia do Estudante). Participa como revisora dos periódicos: Bioresource Technology, Water Research, Water Science & Technology, Environmental Engineering Science, Dessalination, Journal of Environment Management, Biosystems Engineering, Latin American Journal of Aquatic Research (LAJAR), Brazilian Journal of Chemical Engineering, Revista Tecnológica (UEM), Revista Saúde e Meio Ambiente (UNIVILLE), Revista BIOTEMAS (UFSC), Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Revista DAE e Revista Engenharia Agrícola (SBEA), entre outros.
Contato: E-mail: rejanehcosta@gmail.com
Telefone: (48) 3721-7738
Currículo Lattes
SEBASTIÃO ROBERTO SOARES
Área de Atuação: Avaliação do Ciclo de Vida.
19. Prof. SebastiãoBiografia: Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1985), mestrado (1991) e doutorado (1994) em Gestão e tratamento de resíduos pelo Institut National de Sciences Appliquées de Lyon (França). Ingressou na UFSC em 1998, onde atualmente é Diretor do Centro Tecnológico e professor Titular no departamento de engenharia sanitária e ambiental. Foi presidente do colegiado de curso, chefe do departamento de engenharia sanitária e ambiental e coordenador do programa de pós graduação em engenharia ambiental. Em 2003-2004 atuou como professor visitante (pós doutorado) na École Polytechnique de Montréal (Canadá). Atua na área de gestão ambiental, com ênfase em Análise do Ciclo de Vida (ACV) e resíduos sólidos.
Contato: E-mail: sr.soares@ufsc.br
Telefone: (48) 3721-7567
Currículo Lattes
WILLIAM GERSON MATIAS
Área de Atuação: Efeitos de Substâncias e/ou Compostos Químicos sobre Organismos Vivos e Ecossistemas.
20. Prof. WilliamBiografia: Possui graduação em Engenharia Sanitaria-Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado (DEA) em Toxicologie de l’Environnement – Université de Metz (1993) e Doutorado Em Toxicologia Ambiental – Universite de Bordeaux II (1996). Pós-doutorado na Université du Québec à Montreal en Nanotoxicologia (2010). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Dep. de Engenharia Sanitária e Ambiental e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. É Conselheiro na Câmara de Pós Graduação e Conselho Universitário da UFSC. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Qualidade da Água e Toxicologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Toxicidade de Efluentes e Águas Naturais, Genotoxicidade, Florações de Algas Tóxicas, Biotoxinas Marinhas, Análise de Risco Toxicológico e Nanotoxicologia.
Contato: E-mail: william.g.matias@ufsc.br
Telefone: (48) 3721-7742
Currículo Lattes
04 DOCENTES COLABORADORES – 2016/2018
FÁBIO FARIAS PEREIRA
Área de Atuação: Hidrometereologia.
05. Prof. FabioBiografia: Engenheiro civil graduado pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Concluiu seu mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e obteve seu PhD em Engenharia de Recursos Hídricos pela Universidade de Lund, Suécia (2013). Foi pesquisador no departamento de Biologia Evolucionária e na Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade de Harvard, EUA (2014 e 2015). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, do Centro de Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em linhas gerais, seus estudos visam avaliar os efeitos regionais e/ou globais de atividades antropogênicas no clima e na hidrologia através de modelagem numérica multidiscplinar com a finalidade de oferecer alternativas, baseadas em metodologias científicas, para um desenvolvimento sustentável. Suas linhas de pesquisa incluem modelagem hidráulica, hidrológica e atmosférica visando a avaliação do potencial de fontes de recursos naturais renováveis tais como água, vento e o sol, para atender às necessidades básicas dos seres humanos.
Contato: E-mail: fabio.farias@ufsc.br
Telefone: (48) 3721-7707
Currículo Lattes
HENRIQUE DE MELO LISBOA
Área de Atuação: Odores, Métodos de Controle de Emissões Atmosféricas, Compostos Orgânicos Voláteis, Qualidade do Ar.
07. HenriqueBiografia: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980), especialização em Hidrologia pela Escuela de Hidrologia de Madrid (1981), mestrado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Chimie de La Pollution Atmosphérique et Phisique de l’Environnment pela Universite de Paris VII (DEA – 1993), e doutorado em Poluição Atmosférica pela Université de Pau Et Des Pays de L’Adour/ Ecole Des Mines D’alès (1996). Foi professor visitante da Universidade de Santiago (Chile), em 2006 e professor visitante da Ecole Polytechinque de Montreal, entre abril e dezembro de 2007, quando em estágio de formação pós-doutoral. Foi professor visitante na Universidade de Havana por 3 semanas, em 2012. Recentemente concluiu estágio de pós-doutoramento na University of New South Wales – UNSW, Sydney (Australia), junto ao Odour Laboratory da School of Civil and Environmental Engineering – ano 2013. Atualmente é professor Associado 4, da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenando o Laboratório de Controle da Qualidade do Ar (LCQAr) do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Qualidade do Ar e Hidrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: odores, compostos orgânicos voláteis, poluição atmosférica, olfatometria, tratamento, dispersão, amostragem e análise de gases, vapores e material particulado. Leciona as disciplinas de Controle da Poluição Atmosférica, para os cursos de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental e pós graduação em Engenharia Ambiental; além da disciplina Hidrologia, para os cursos de graduação em Engenharia Civil e Produção Civil.
Contato: E-mail: h.lisboa@ufsc.br
Telefone: (48) 3721-7739
Currículo Lattes
RAMON LUCAS DALSASSO
Área de Atuação: Processos de Tratamento Físico-Químicos e Biológicos, Tratamentos Avançados, Minimização de Efluentes e Resíduos, Aproveitamento de Água da Chuva.
17. Prof. RamonBiografia: Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, em projetos de sistemas hidráulicos prediais e em sistemas de abastecimento de água.
Contato: E-mail: ramon.lucas@ufsc.br
Telefone: (48) 3721-7752
Currículo Lattes
SÉRGIO ROBERTO MARTINS
Área de Atuação: Agroecologia, Desenvolvimento Rural Sustentável, Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas.
Prof. Sérgio Roberto MartinsBiografia: Possui graduação e mestrado em Agronomia (Universidade Federal de Pelotas: 1972 e 1977, respectivamente); doutorado e pós-doutorado em Agronomia (Universidade Politécnica de Madrid: 1983 e 1994, respectivamente, mestrado em Gestão Econômica e Planejamento do Desenvolvimento (Universidad Complutense de Madrid, 1994). É aposentado da Universidade Federal de Pelotas (Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel) onde ingressou como professor em 1974 e foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (1989/92). Atuou como Professor Visitante da Universidade Federal de Santa Catarina, junto ao Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental entre 2005 e 2012, Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental (do qual atualmente é Professor Colaborador) e participa do Núcleo de Monitoramento e Avaliação Ambiental do Centro de Ciências Agrárias; na UFSC participou através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária/UFSC como Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do projeto “Tecnologias Sociais para a Gestão da Água”. Coordenou a área de concentração em Produção Vegetal do Programa de Pós-graduação em Agronomia da Universidade Federal de Pelotas, e foi professor colaborador no Programa de Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Pará. A partir de outubro de 2012 é Professor Visitante Nacional Senior/CAPES da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de fitotecnia (cultivos em ambientes protegidos), com ênfase em agrometeorologia, desenvolvimento rural sustentável e indicadores de sustentabilidade em agroecossistemas.
Contato: E-mail: sergiormartins51@gmail.com
Telefone: 
Currículo Lattes
03 DOCENTES VISITANTES – 2016/2018
KONRAD ZIEMOWIT MIOTLINSKI
Área de Atuação: Ciências Exatas e da Terra, Geociências, Geologia, Hidrogeologia.
Biografia: Possui doutorado em Hidrogeologia pela University of Silesia in Katowice (2008). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia.
Contato: E-mail: konrad.miotlinski@ufsc.br
Telefone:
Currículo Lattes
NILSON GUIGUER JUNIOR
Área de Atuação: Impactos Causados por Derramamentos de Derivados de Petróleo em Aquíferos, Avaliação de Risco à Saúde Humana, Modelagem Matemática.
24. Prof. NilsonBiografia: Possui PhD em Geologia – University of Waterloo, Mestre em Hidrologia – Escola Politecnica da USP e Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia Maua. Atualmente é professor visitante da Universidade Federal de Santa Catarina.
Contato: E-mail: nguiguer@hotmail.com
Telefone:
Currículo Lattes
RODRIGO DE ALMEIDA MOHEDANO
Área de Atuação: Tratamentos Convencionais, Tecnologias para Manejo de Dejetos de Animais, Valorização de Subprodutos de Sistema de Tratamento.
Professor RodrigoBiografia: Doutorado (2010) e Pós- doutorado (2011-2015) em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Ciências Biológicas (UFSC/2001). Professor visitante no Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da UFSC. Atuante em pesquisas e ensino integrando tratamento biológico de efluentes, saneamento ambiental e educação ambiental. Estuda a utilização de plantas aquáticas para a remoção e recuperação de nutrientes, produção de biomassa para biocombustíveis e sequestro de carbono.
Contato: E-mail: rodrigomohedano@gmail.com
Telefone: (48) 3721-7743
Currículo Lattes