B.U – DEPÓSITO DE TESES E DISSERTAÇÕES

12/08/2019 13:36

PROCEDIMENTOS PARA A ENTREGA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM NÍVEL DE MESTRADO E DOUTORADO, VÁLIDOS A PARTIR DE 01 DE AGOSTO DE 2019

Setor responsável pelo Depósito Legal de Teses e Dissertações: Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação (DECTI) – Serviço de Aquisição e Seleção

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h30 às 20h. Sábado letivo das 8h às 20h.

Telefone: (48) 3721-4571

E-mail: teses@contato.ufsc.br

Você também pode utilizar o Portal de Atendimento para tirar dúvidas.


Para o depósito digital da dissertação/tese defendida nos Programas de Pós-Graduação da UFSC, é importante o cumprimento dos itens a seguir:


Elaboração

  1. Normalizar o trabalho em formato A4, conforme template.
  2. Verificar se é necessário adicionar, além do resumo e abstract (itens obrigatórios), o resumo expandido.
  3. Confeccionar a ficha de identificação da obra e incluí-la após a folha de rosto.
  4. Converter o arquivo para PDF/A.

Certificação Digital

OBS: Utilizar os navegadores Chrome ou Opera para realizar o processo de criação de certificado digital.

O trabalho de conclusão de curso deverá ser assinado eletronicamente pelo orientador e coordenador do curso, conforme o manual a seguir:

Orientação para Criação de Certificado Digital (orientadores e coordenadores)

Lembrando que o certificado digital ICPEdu é uma modalidade que permite que instituições realizem a emissão de certificados pessoais para seus alunos, professores, servidores públicos e afins, de forma rápida, automatizada e gratuita, utilizando as credenciais dos serviços da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).


Depósito

ATENÇÃO: conforme Art. 7º, §6º, da RN 46/CPG/2019, A Biblioteca Universitária tem até 15 dias úteis para a homologação do depósito, para que a Coordenadoria do Programa possa dar início ao processo de expedição do diploma.

  1. A submissão deverá ser realizada pelo aluno via Portal de Atendimento Institucional (PAI) da Biblioteca Universitária.
  2. Em caso de pedido de restrição temporária do trabalho, para fins de publicação de livro ou de artigo em periódico, o aluno deverá informar em campo específico, no momento da submissão. O período de embargo é limitado em, no máximo, um ano.
  3. Quando aprovado o sigilo da defesa e a consequente prorrogação temporária da publicação do Trabalho de Conclusão, o autor deverá incluir um arquivo com a declaração emitida pela Secretaria de Inovação da UFSC (Sinova).
  4. Quando houver necessidade de submeter mais de um arquivo (Declaração da SINOVA, Material adicional, etc.) o arquivo deverá ser “zipado”.

Para baixar o manual de procedimentos, clique no link a seguir:

Procedimentos da BU entrega de trabalhos de conclusão de curso em nível de mestrado e doutorado


Para mais informações, consulte: