Programa

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL – PPGEA

O Programa atua na área de concentração “Engenharia Ambiental” e é composto pelos cursos de Mestrado e Doutorado. O curso de mestrado foi criado em 1994 e o de doutorado foi aprovado pela CAPES em 2000. O PPGEA vem realizando pesquisas com destaque em: controle da qualidade de águas e efluentes, tratamento e distribuição de águas de abastecimento; gestão, coleta e tratamento de efluentes domésticos e industriais; saneamento rural e de emergência; gestão, tratamento e valorização de resíduos sólidos; drenagem rural e urbana; planejamento de recursos hídricos; gestão ambiental; manejo de bacias hidrográficas; controle da poluição atmosférica; hidrodinâmica costeira; educação ambiental; estudos de impactos ambientais e análise ambiental. Atualmente o PPGEA se encontra sob Coordenação da Professora Doutora Maria Eliza Nagel Hassemer.

Para saber informações sobre o Programa no site da CAPES acesse: Mestrandos/Doutorandos Reconhecidos

OBJETIVO

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA), em nível de Mestrado e Doutorado, é destinado a profissionais de engenharia e áreas afins e tem por objetivos centrais:
* A produção de conhecimentos sobre a problemática ambiental local e regional;
* A formação e qualificação de recursos humanos para tratamento desta problemática com uma perspectiva interdisciplinar;
* A disseminação e intercâmbio de conhecimentos, visando um desenvolvimento sustentável.
Atuando em questões científicas, tecnológicas e metodológicas relativas a Engenharia Ambiental, o Programa buscará atender as demandas das agências governamentais, prefeituras, iniciativa privada e demais setores organizados da sociedade civil.

AVALIAÇÃO CAPES

Na mais recente avaliação feita pela CAPES o Programa recebeu conceito 6.